Como Divulgar sua Empresa usando 7 canais profissionais

Divulgar uma empresa é promover, tornar público, mostrar para todos o ramo de atividade do negócio, o que faz, o “carro chefe” (principal serviço), além de quando e como soluciona um ou mais problemas.

E aí:

— Qual benefício você entrega?
— Qual problema sua solução resolve?
— Como você está divulgando isso?

Mas como Promover a Minha Empresa?

É uma questão teoricamente simples, mas com a tecnologia cada vez mais ampla e o mercado cada vez mais competitivo, é necessário ter uma base técnica e seguir a receita dos profissionais do mercado, — cada vez mais complexo.

Se está atrás de fazer a divulgação de maneira rápida, a publicidade paga pode ser um poço. Se por outro lado gosta de escrever, fazer alguns áudios e manda bem nos vídeos, é mais que lógico aparecer no Google e nas redes sociais.

Se por um lado a publicidade paga tem custo, existe a opção orgânica na rede de pesquisas que é de graça, além de conteúdo nas redes sociais. A publicidade paga é rápida e precisa investir dinheiro, aparecer nas buscas (tanto nas pesquisas quanto as mídias sociais) é preciso conhecer a técnica de como se faz, sendo necessário investir um bom tempo.

Aquela velha história: quem não tem tempo, tem dinheiro. Se você não tem tempo e nem dinheiro, falta disciplina.

Segue a sequência lógica e uma estrutura básica na divulgação:

  1. Comece pelo porquê e defina uma mensagem clara;
  2. Construa a identidade visual da sua Empresa;
  3. Crie um site profissional utilizando os itens 1 e 2;
  4. Espalhe a notícia nas redes sociais e coloque o link do seu site;
  5. Coloque no Google os benefícios e soluções que a sua Empresa entrega;
  6. Coloque um dinheiro na Publicidade Paga, dá retorno;
  7. Envie mensagens por e-mail, SMS, notificações, etc;
    • Construa uma lista de possíveis clientes dando algo em troca: ebook, aula, cursos, planilhas, etc.
    • Para negócio entre empresas, adquira uma lista fria, vá aquecendo e criando relacionamento com seus possíveis clientes;

Refaça os processos acima, analise o que deu certo, adapte e persista. Com uma disciplina básica, dá certo.

O segredo para dar certo é ficar firme na divulgação da sua própria empresa. A parte mais difícil, em tudo isso, é manter consistência (coerência) e constância (tenacidade, obstinação) na divulgação do seu negócio.

É necessário dizer mais “Não” do que “Sim”. Manter o foco é complicado com tantas coisas no mundo moderno, que nos desviam a atenção.

Pensamos da seguinte maneira

Se você vai abrir (ou já abriu) uma empresa é necessário um ponto comercial (local aberto ao público ou não). Se você é prestador de serviço precisa de um escritório (home office também funciona).

O mesmo pensamento é válido para o site de uma empresa. Quem te procura (seu futuro cliente) precisa de um ponto específico, um endereço digital (nome do domínio) com a cara do seu negócio (site próprio profissional).

O site serve para o seu futuro cliente encontrar sua empresa, saber qual ramo de atividade e se vai entregar a solução necessária.

1.   Comece pelo porquê

  • Pare e pense um pouquinho!
  • Toma nota de tudo que você viu descrito acima.
  • Se desconecte da tecnologia (fica off), para não se entupir de informação inútil.
  • Caneta e papel na mão e comece a escrever.
  • A primeira vez pode parecer difícil, mas insista, vai acabar pegando o jeito.

Inicie om uma mensagem essencial, qual o maior seu benefício e a solução que irá entregar. Coloque foco na pessoa que está chegando para fazer negócio com você, através da sua empresa.

Depois que você sabe como funciona a sua empresa, qual é o benefício que ela entrega, fica fácil você criar uma mensagem para se comunicar com seus possíveis clientes.

Por exemplo:

Nosso site, “demd.com.br”, tem a seguinte mensagem clara e objetiva:

Divulgue sua Empresa com Método Dinâmico, guiado, otimizado, passo a passo.
Aprenda a criar uma campanha de divulgação profissional, encontre a jornada do seu Cliente, mantenha um relacionamento Profissional e construa uma Carteira de Clientes.

2.   Identidade visual

Não é só cor ou os traços de uma logomarca. É necessário ir um pouco além, criando harmonia com sua proposta de valor única, cores design e a comunicação com seu público-alvo.

Eu sei que dá aquela vontade de criar uma logomarca que vale milhões, mas isso também custa milhões de Reais. No começo pegue um design de sites de criação de logo, peça um designer iniciante para te ajudar, corra atrás de parcerias.

Se tudo mais falhar baixe um aplicativo, tire uma hora do seu dia, e veja o que mais tem conexão com o seu ramo de atividade e escola uma cor ideal.

— Apenas faça! Não é para vida toda, é algo simples e que funciona. Para dar aquela cara empresarial e entregar confiança para as pessoas que vão fazer muitos negócios com você

Por exemplo:

O “DEMD” (Divulgue sua Empresa utilizando Método Dinâmico), tem as cores Verde e Amarelo que são as cores do Instituto de Incentivo a Divulgação de Empresa. O verde é agradável e remetem a natureza.

Divulgue sua Empresa (Método Dinâmico)
Logotipo DEMD

3.   Criação de um site profissional

Criação de site, construção de página na internet, empresa virtual, portal, blog nada mais é que construir um meio de comunicação online com as pessoas ou divulgação online de um produto, benefício, solução e serviço.

Em resumo, é a criação de um meio de comunicação na web utilizando texto, áudio, imagem e vídeo. Mas é preciso uma pegada profissional, os links certos nos locais onde as pessoas clicam.

Como Divulgar sua Empresa usando 6 canais profissionais. Fotos de banco de imagens.
Empreendedores como nós na divulgação

4.   Redes sociais, desafiando o algoritmo

Aparecer nas redes sociais está cada vez mais caro e mais profissional que se imagina. Ainda tem o desafiador algoritmo, a inteligência artificial, que limita a distribuição de conteúdo a não mais que 2% (na maioria dos casos).

Como fazer a divulgação do seu negócio num mercado de bilhões de usuários e de dólares?

É desafiador encontrar o público correto, mesmo usando as “hashtags” e adicionando Ads. É preciso relacionar com as pessoas o máximo possível.

Muito cuidado, ficar rolando e bater papo nas redes sociais é um suicídio para qualquer empresa. A dica é programar as postagens, ficar de olho no calendário, na sazonalidade, no que está acontecendo, e explorar as datas festivas.

Uma coisa que tem crescido muito é a distribuição de conteúdo local. Cada vez mais as pessoas querem se conectar perto delas. E empresas baixando os custos procurando empresas próximas umas das outras (parcerias e fornecedores).

O algoritmo pode ser utilizado em benefício próprio. Lembre-se sempre de colocar algumas “hashtags” e o link do seu site. Você pode até criar uma relação de links: “exemplo.com.br/bio”.

5.   Aparecer nas pesquisas do Google

Aparecer nas pesquisas do Google é um método simples, e não precisa inventar a roda. Dá para usar modelos prontos, baixo custo e sem investir quase nada.

Se instalar WordPress (alguns provedores de hospedagem já entregam isso pronto), dá para começar pagando somente domínio e hospedagem. Usando Plugins de código aberto você já começa a divulgação da sua empresa de maneira gratuita.

Você mesmo pode escrever textos, usando a inteligência artificial. Basta entregar as informações certas e mostrar para as pessoas como podem contactar sua empresa através de chat, formulários e mensagens pelo WhatsApp.

Aconselho colocar todas as mensagens em um único meio de comunicação, e o WhatsApp é o caminho mais comum, mais utilizado no Brasil.

Por que recomendo WordPress?

Você vai encontrar quase tudo de graça (dá para fazer todo o curso que estamos criando), tem um apoio da comunidade de desenvolvedores, profissionais de marketing, além de ser fácil para integrar com Google, Bing; escrever o texto para divulgar sua empresa nas pesquisas.

— Aparecer nas buscas utiliza-se a técnica de otimização para mecanismos de buscas (SEO).

6.   Publicidade paga, os famosos Ads

Publicidade paga, como o nome sugere, são locais onde você paga para oferecer seus produtos ou serviços.

São mais conhecidos como Ads. Onde acessamos uma plataforma para descrever uma oferta, colocar preços e valores da sua Empresa, produto ou serviço (cada anúncio uma oferta única).

Por exemplo:

No Google é utilizado o “Google Ads” para anunciar. Facebook ou Instagram é utilizado O “Meta Business Suite”.

Tanto Meta quanto Google dão opção para divulgar sua empresa sem sair da rede social ou aplicativo móvel. Como Impulsionar vídeo no YouTube e impulsionar Post (feeds) no Instagram e no Facebook da “Meta”.

7.   Envio de mensagens

Enviar mensagens me maneira simples utilizando as redes sociais no direct (Instagran), privado ou Messenger (Facebook) ou pelo WhatsApp (esse último usa um algoritmo de reconhecimento de troca de mensagens), é um recurso poderoso.

Mas a mensagem explorada em benefício próprio sem solicitar permissão resulta em banimento da conta. Seja educado, envie convites na medida certa, seja profissional e nada de SPAM.

Pode ser, também, através de SMS, mensagens nos formulários de contatos dos sites e o mais famoso: envio de “e-mail em massa”, um dos elementos do “e-mail marketing”.

mulher conferindo e rapaz colocando baloes sobre tela num chart - Como Divulgar sua Empresa usando 7 canais profissionais

Construindo uma lisa para enviar mensagens

É um processo longo, mas viável. Você cria um conteúdo de valor, coloca no formato ideal para o seu público-alvo e em troca você solicita o e-mail para enviar o produto digital.

Os produtos digitais podem ser nos mais variados formatos:

  • um ebook;
  • um infográfico;
  • uma planilha;
  • curso online (EAD);
  • a participação em webinar, seminário, palestra, workshop;
  • promoções, descontos, entre outros.

Adquirindo uma lista fria

Lista fria é uma lista com uma base de dados de possível clientes que não fazem ideia da existência da sua Empresa. Aqui todo cuidado é pouco. Existem casos em que se pode aplicar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

O que vai definir SPAM, crime contra LGPD é a sua intenção, a sua educação e “como”, — além de “o quê”, será enviado para as pessoas desta lista.

Seja construindo uma lista ou comprando uma lista de Empresas nunca utiliza dados sensíveis como, por exemplo: cor, sexo, religião, etc.

Fique por dentro da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, se quiser enviar e-mails em massa.

O cliente pode enviar mensagens para você

As redes sociais são ótimas para isso, ao invés de você enviar as mensagens, basta postar informações, dicas, soluções e as pessoas entram em contato com você. Além da opção de direcionar as pessoas através de link no perfil e “bio” direcionando para o site da sua Empresa.

O site, além de ser o ponto de vendas da sua empresa na internet é o único lugar seguro onde você é dono. Sem contar que é a sua empresa digital, no seu CNPJ, “A” sua vitrine digital, seu ponto de vendas.

Valorize o seu site, que o cliente compra.

Anota tudo: o que deu certo, o que deu errado, além de como se saiu em cada etapa, cada fase do processo. Você irá perceber o que está construindo ao longo da divulgação da sua empresa, da evolução do seu negócio.

Conclusão sobre: como Divulgar sua Empresa

Existem muito mais caminhos para se Divulgar uma Empresa. Aqui descrevemos os meios mais comuns utilizados pelos profissionais, que dá para você ir fazendo.

Recomendo, e muito, você seguir os canais utilizado pelos maiores profissionais: criar um site, divulgar nos mecanismos de buscas e nas redes sociais. Além de enviar mensagens usando uma lista de possíveis clientes, sendo um excelente “Custo x Benefício”. E quando sobrar aquele dinheiro invista em Ads. Isso é ser dinâmico na divulgação de uma empresa.

Seja dinâmico, utilize os seis caminhos profissionais na Divulgação de uma Empresa.

— Hei!
— O que tá esperando?

— Comece a Divulgar a sua Empresa o quanto antes!


Links de referência

plugins premium WordPress
Rolar para cima